• Bruno Figueiredo

Estratégias para melhorar sua gestão de recebíveis


Como melhorar sua gestão de cobrança e retenção durante a pandemia?

O cenário de consequências econômicas oriundas da pandemia do Covid-19 estão sendo refletidas cada vez mais em nossa sociedade. Estudos apontam que cerca de 62% dos brasileiros estão na situação da inadimplência, fenômeno que afeta empresas dos mais variados setores, inclusive o educacional.

Por estes fatores, iremos abordar, de maneira resumida, algumas estratégias que sua empresa ou instituição financeira pode adotar para garantir uma melhor cobrança e, consequentemente, reduzir a inadimplência.

1 - Garanta um atendimento humano e personalizado.

Investir em uma boa equipe de call center, e-mails automatizados 100% personalizados e, até mesmo, SMS´s com uma linguagem mais humana são boas estratégias para você começar a trabalhar em garantir a redução de inadimplência. O público de maneira geral se sentirá mais próximo e abraçado por sua empresa, o levando a aumentar os contatos com sua instituição e, consequentemente, diminuindo as chances de acúmulo ou atraso de pagamentos.

2 - Tenha uma plataforma de negociação e pagamento online.

Neste item usaremos um de nossos recursos disponibilizados a parceiros DDM como exemplo: a plataforma Seu Acordo Fácil. Além de permitir que estudantes tenham acesso a todas as informações de suas mensalidades em aberto e taxas a serem pagas, nossa plataforma também garante a possibilidade de negociação da dívida e diversas maneiras de pagamento. Já imaginou se seus clientes também tivessem essa flexibilidade? Além de se sentirem mais propensos a negociar as dívidas também teriam diversas formas de realizar os pagamentos!

3 - Colete feedbacks ao longo dos meses para melhorar seus serviços.

Estamos mais uma vez batendo nesta tecla com nosso conteúdo: sempre colete feedback dos seus serviços! Quanto mais preocupado você se demonstrar com a satisfação dos seus clientes com seus serviços e produtos mais você aumenta as chances de ele continuar em seu negócio. Pergunte sobre o atendimento, sobre o produto, sobre os preços, peça sugestões!

E não esqueça: nada adianta de coletar feedbacks e não trazer resolutividade para os mesmos. Reúna sua equipe após ter essas informações em mãos e discuta tudo para o desenvolvimento de soluções únicas para cada um dos problemas encontrados!

4 - Invista na retenção.

A retenção não tem uma ligação direta com a inadimplência ou com a gestão de cobrança. Porém, ela tem que ser mencionada neste blog post. Muitas empresas não sabem que manter um cliente em seu negócio, empresa ou serviço chega a ser 4 vezes mais barato do que conseguir novas prospecções.

Dá para acreditar? Para investir na retenção você precisa unir o melhor dos três últimos tópicos que mencionamos: uma cobrança humana e personalizada, uma plataforma de negociação online de débitos e, claro, a coleta e utilização de feedbacks para aprimoramento dos seus serviços.

Para encerrarmos esse blog post falta apenas um segredo para contarmos a vocês: sendo parceiro DDM, você terá todos esses 4 pontos de vantagem e muito mais!

Além de sermos uma empresa que está no mercado há mais de 20 anos, ajudando empresas de todos os setores a crescerem exponencialmente, investimos constantemente na evolução dos nossos serviços e capacitações, principalmente durante momentos de crise.

Se você quer contar com a melhor equipe e estratégia para superar a crise da pandemia do Covid-19 e evitar a inadimplência, entre em contato conosco no contato abaixo e faça parte da família DDM!

Equipe DDM.

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