• Bruno Figueiredo

Empresas famosas que conquistam desde os anos 50




Atendimento ao cliente, boas experiências pós-compra, marketing e comunicação extremamente efetivos. São incontáveis as qualidades por trás do sucesso das grandes empresas. Mas hoje, iremos um pouco mais além: falaremos um pouco sobre as empresas que estão no mercado desde a década de 50 e, também, alguns dos possíveis motivos para isso. Vamos lá?



Bandai, Mc Donald´s, Piraquê, Dunkin Donut´s, Consul, Diners Club International, Burger King. Essas são algumas das inúmeras empresas poderosíssimas que conseguiram se manter firmes e fortes no mercado há mais de 50 anos de existência. Mas quais foram as principais razões para isso?


Antes de tudo, podemos trazer um fator histórico bem interessante, e que com certeza tem seu ponto de participação nesses surgimentos de sucesso: a chegada do Modelo Americano de Gestão Empresarial. Por volta de 1950, os mestres de obras europeus passaram, novamente, a possuir relógios em suas mãos para medir a produtividade da empresa.


Em boa parte das fábricas e instituições comerciais, começaram a ser instalados escritórios e equipes destinadas exclusivamente para supervisionar a produtividade dos seus funcionários.


Nesta mesma época, que estava passando pela implementação do Plano Marshall (elaborado para recuperar a economia europeia), começou um movimento de “migração” com o foco no aprendizado da gestão empresarial no continente europeu, onde os principais visitantes eram estadunidenses.


Dentre estes aprendizados, algo que foi crescendo entre os patrões e donos de empresa foi o sistema onde os funcionários tinham instrução para praticar todas as funções em um processo de produção, o que levou a um aumento exponencial na produtividade nas fábricas.


Além deste crescimento com a preocupação na gestão empresarial e, também, na produtividade, o marketing e a propaganda também foram grandes responsáveis pelo boom das empresas e fábricas nesta época.


Foi logo nesta época onde o marketing passou a ser visto como uma ferramenta indiscutível para o crescimento das empresas, apesar de muito diferente do que estamos acostumados, essa área de conhecimento trouxe muitas novidades para a época. Impressos, marketing boca a boca, anúncios em jornais, rádios e televisão foram alguns dos inúmeros recursos utilizados na época.


Um fato curioso é que quando o marketing começou a ser “estudado” como uma área de conhecimento (mais ou menos na década de 1950), as escolas e movimentos começaram a ditar tendências em diversos países, incluindo o Brasil.


Foi nessa época, por exemplo, onde pela primeira vez nosso país passou a abrir e receber agências de publicidade e propaganda.


Contraste forte com a época de 1800, por exemplo, onde todo esse trabalho de divulgar produtos e ideias ficava nas mãos de mascates, ambulantes e tropeiros. Agora que estudamos um pouco sobre o passado dessas empresas, também é importante entender: como elas se mantém de maneira tão forte no mercado? O público não “enjoou” dessas empresas?


A resposta é simples: inovação. Hoje em dia, mais do que nunca, empresas precisam e devem inovar. Não é sem razão que vemos companhias passando por reestruturações completas de suas estratégias, produtos e aspectos de branding ou marketing.


Essa renovação é necessária para que os interesses do público-alvo só cresçam. Investir em pesquisa de mercado, pesquisas de satisfação, avaliações pós-compra, estudos de caso, consultoria de marketing e branding, design e criação, são formas básicas para fazer esse processo continuar crescendo.


Algumas dessas empresas, que exemplificamos no início deste blog post, ocupam posições no top100 de companhias mais bem sucedidas no mundo. Então, deixamos hoje um exercício de casa para cada um de vocês: estudar ainda mais a fundo as peculiaridades e habilidades destas grandes empresas.


Por fim, temos uma pergunta a fazer. Sua empresa está nesse momento? Buscando inovar e renovar? Se sim, podemos ajudá-la! Entre em contato conosco e descubra as inúmeras formas que o Grupo DDM pode auxiliar você e sua empresa a atingir o sucesso que merecem! Esperamos que tenham gostado do blog post! Não esqueçam de compartilhar com seus colegas de trabalho!

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

2021: 4 tendências para o ensino em escolas e faculdades.

Definir de maneira 100% correta como será o futuro da educação em 2021 é praticamente impossível, porém, com o cenário que presenciamos neste ano, podemos ter algumas expectativas e preparações para o