Captação novos alunos e renove matriculas em 2022.2



Está chegando um novo semestre e, com ele, a oportunidade crescente de empresas e instituições educacionais captarem novos alunos e fidelizar ainda mais seu corpo estudantil. Infelizmente muitas instituições de ensino não sabem realizar este processo da maneira correta, por isso, este será nosso tema de hoje.


Falando inicialmente do processo de captação de novos estudantes, é importante ressaltarmos que o cenário de parte instituições de ensino superior ainda aponta uma carência de investimentos em duas áreas importantíssimas para o crescimento das mesmas: marketing inbound e outbound.


Para o ano de 2022, que aponta uma crescente procura de cursos e especializações de ensino superior, como mostrado em nosso último blog post , esses investimentos nunca foram tão necessários.


É importante ressaltar que, por uma série de razões, o marketing inbound se fará um pouco mais importante que o outbound nesse cenário.


Além de garantir uma maior aceitação do público ao entrar em contato com a comunicação de marca, as instituições de ensino poderão utilizar desse recurso para garantir uma boa imagem de mercado e, também, atrair e reter novos estudantes.


Um método infalível para garantir uma eficiente captação da atenção e, consequentemente, interesse de possíveis estudantes, é garantir que sua equipe de marketing e suas peças publicitárias consigam responder uma simples questão: o que sua instituição de ensino pode agregar na vida dos seus alunos e como isso irá transformar a vida deles?


Com uma resposta clara, concisa e direta, sua equipe de marketing já terá tudo o que precisa para criar uma boa campanha.


Deixe claro, também, suas condições de pagamento, os cursos disponíveis, o tipo de ensino (presencial, híbrido ou EAD) e garanta que, quando sua campanha for ao ar, os alunos consigam saber tudo o que precisam para realizar a matrícula em sua instituição.


E, na questão da retenção de estudantes e renovação de matrículas, temos 3 pontos a citar como principais e dignos de sua atenção e esforços: experiência do aluno, investimentos em pesquisas de satisfação e, por fim, a resolução de problemas apontados por alunos.


Parecem 3 pontos básicos para qualquer empresa que esteja antenado a seu comprador, mas cada vez mais esses fatores estão sendo decisivos para a renovação de matrículas em instituições educacionais ou, quando não aplicados, o cancelamento de vínculo.


Para proporcionar uma boa experiência do aluno, garanta que sua instituição educacional conte com bons professores, tenha aulas dinâmicas, possua uma plataforma online otimizada para cursos de ensino EAD ou híbrido e, acima de tudo, que sua empresa possua estrutura para comportar confortavelmente seus estudantes no período letivo (carteiras, boa ambientação, equipamentos funcionais, etc).


Esse é um bom começo no quesito de garantir satisfação logo de cara a seus novos e antigos estudantes. Porém, é ainda mais importante, que sua instituição de ensino realize periodicamente pesquisas de satisfação para ouvir os questionamentos e feedbacks de seus alunos.


A partir dessas pesquisas, que podem ser trimestrais ou semestrais, sua instituição terá uma base muito mais sólida para saber onde focar sua atenção e investimentos, garantindo que a partir disso, sua retenção estudantil e renovação de matrículas aumente exponencialmente.


E, o melhor de tudo: você não precisa passar por todas estas etapas sozinho!


O Grupo DDM é especializado em oferecer soluções estudantis e já atendeu milhares de instituições educacionais em todo o país, impactando exponencialmente nos resultados dessas empresas.


Quer saber como nós podemos ajudá-lo a transformar a vida de seus estudantes? Entre em contato conosco via e-mail ou ligue para um de nossos atendentes e vamos, juntos, garantir o crescimento de sua instituição!


Bruno Figueiredo

Gerente de Negócios

(21) 98046-9454


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