• julia9870

Aprendizados do 23° FNESP: 3 tópicos de investimento para garantir a retenção de alunos no EAD.

Esperamos que você tenha aproveitado o 23° FNESP 2021 tanto quanto a gente aqui no Grupo DDM!


No primeiro dia aproveitamos para conhecer alguns dados e indicadores muito importantes para a área. Ademais, debater as inúmeras mudanças e adaptação necessárias devido a pandemia. Finalmente, a necessidade de inovar invadiu a sala com a palestra do incrível Walter Longo.


No segundo dia, destacamos a acessibilidade! A pauta importantíssima que já era discutida antes, com a pandemia ganha ainda mais voga. O EAD exige das instituições ainda mais cuidado com este tema.


Por fim, o terceiro dia encerrou o FNESP com um panorama passando por todos os aprendizados e como eles podem ser utilizados para manter as IES.


Assim, te indicamos 3 tópicos de investimento para garantir a retenção de seus alunos no EAD.

  1. Relações interpessoais.

A manutenção dos relacionamentos no âmbito virtual exige esforços diferentes dos presenciais. Um deles consiste na consistência dos valores da instituição em todos os segmentos. Desde a parte gráfica até o material didático a fim de que a experiência do aluno como um todo seja confiável. Principalmente quando se trata de assuntos como acessibilidade ou atendimento, a atenção a esse quesito trará grandes benefícios para a retenção.

  1. Flexibilidade.

Mais importante do que fazer a plataforma de ensino é garantir que ela tenha diferentes formas de acesso. Ser flexível talvez seja a maior lição que a pandemia trouxe para as empresas e instituições de ensino. O acesso deve poder ser feito por celular, tablet ou computador de acordo com sua necessidade. Além disso, com a vacinação algumas instituições já investem numa retomada híbrida de ensino. Se no início foi um pouco aterrorizante, agora conseguimos ver também benefícios no EAD que valem a pena serem mantidos.

  1. Inovação.

Manter engajamento no processo de aprendizado pode ser mais desafiador no EAD e é aí que entra a necessidade de manter o engajamento. Soluções inovadoras entram exatamente nessa parte do processo. O que pode ser feito para fidelizar as novas gerações? Com certeza investimentos nos setores de tecnologia e comunicação se mostram muito eficazes nesse sentido.


A inovação está no cerne do Grupo DDM, por isso nos mantemos a 25 anos no mercado de cobrança humanizada trabalhando com as maiores IES do Brasil.


Foi um prazer participar da edição de 2021 do FNESP e mais ainda compartilhar essas atualizações com vocês.


Entre em contato conosco para conhecer melhor nossos serviços e produtos.


Bruno Figueiredo

Gerente de Negócios

(21) 98046-9454

8 visualizações0 comentário