• Bruno Figueiredo

2021: 4 tendências para o ensino em escolas e faculdades.

Definir de maneira 100% correta como será o futuro da educação em 2021 é praticamente impossível, porém, com o cenário que presenciamos neste ano, podemos ter algumas expectativas e preparações para o futuro próximo. Neste blog post iremos abordar algumas das tendências e expectativas apontadas por especialistas no ramo da educação brasileira. Vamos lá?


1 - Integração ainda maior do ambiente digital na grade escolar


Não é novidade para ninguém que o ano de 2020 foi marcado por um ensino híbrido misturado ao EAD. Em 2021, a expectativa é de que essa integração vá além. Criação de novas plataformas, metodologias e possibilidades geradas através da tecnologia da informação estão nos planos de especialistas.


2 - Fortalecimento das relações entre escola e familiares


Devido às novas necessidades de distanciamento social geradas pela pandemia, surgiram muitas dificuldades entre alunos, principalmente de ensino fundamental e básico, para acompanhar de maneira proveitosa o conteúdo a ser ministrado.


Com isso, foi registrado uma necessidade ainda maior da participação dos pais nesses processos. Por essa razão, espera-se que, em 2021, os pais estejam ainda mais integrados não só na rotina dos filhos durante os estudos, mas também no meio dos professores e coordenadores, para garantir um bom aproveitamento de maneira geral.


É importante darmos um certo destaque a este ponto porque com toda a certeza escolas e instituições de ensino que garantam uma boa conexão com os estudantes, mas também, com os pais, terão cada vez mais melhores resultados em avaliações de maneira geral.


3 - Investimentos crescentes em marketing inbound e outbound


O cenário de uma boa parte das escolas e instituições de ensino ainda aponta uma carência de investimentos em duas áreas importantíssimas para o crescimento das mesmas: marketing inbound e outbound.


Para o ano de 2021, que aponta incerteza e um cenário de lenta recuperação nas matrículas, esses investimentos nunca se fizeram tão necessários.


É importante ressaltar que, por uma série de razões, o marketing inbound se fará um pouco mais importante que o outbound nesse cenário. Além de garantir uma maior aceitação do público ao entrar em contato com a comunicação de marca, as instituições de ensino poderão utilizar desse recurso para garantir uma boa imagem de mercado e, também, atrair e reter novos estudantes.


4 - Foco e ênfase em UX Design e atendimento humano


Já não é novidade para vocês que defendemos de todas as maneiras possíveis a existência de um atendimento humano e moderno dentro de instituições educacionais. Porém, tivemos que adicionar mais um item na lista de indispensáveis para o ano de 2021: design de experiência do usuário.


Pelo fato do ensino estar se tornando cada vez mais híbrido e digital, todas as instituições que desejem transmitir profissionalismo e eficácia devem investir nesta área do negócio.


O design de experiência do usuário trabalha para garantir que todos os pontos de contato de um público com uma marca sejam funcionais, otimizados e, além de tudo, atrativos. Com isso, garantir um bom site, uma boa plataforma de EAD e, talvez, criar novos aplicativos e funcionalidades para sua marca garantirão uma diferença gigantesca na hora da retenção estudantil e, claro, da captação de novos alunos.


E então, o que acharam deste blog post? Esperamos que tenha sido útil para você e que ele possa ser uma ponte para novos insights e ideias do seu negócio! Agradecemos sua visita!


Atenciosamente, Grupo DDM.

13 visualizações0 comentário